Este ano, o Brasil sediará a Copa do Mundo, um grande evento de futebol. Os jogadores devem se preparar para ter bom rendimento. E os cuidados vão além dos treinos.
Vale lembrar que para ser um bom jogador não basta ter preparo físico, é preciso ter uma boa visão!
Conheça a importância de cuidar dos olhos para um bom desempenho esportivo.
Quais os riscos oculares na prática do futebol?
A qualidade e os cuidados da saúde ocular do jogador de futebol resultam em competências visuais fundamentais para o bom rendimento em campo.
Algumas situações interferem na possibilidade de enxergar melhor durante a realização do esporte, como:
Deficiência ocular
O atleta que tem alguma deficiência ocular apresenta dificuldades em realizar uma boa defesa e ataque durante os jogos. Isso acontece quando ele possui problemas visuais, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo.
Nesses casos, é indicado o uso de óculos corretores, lentes de contato ou cirurgias refrativas. Com essa correção, há uma melhora no desempenho esportivo além de contribuir para o desenvolvimento do atleta como um todo.
Lesão
Em qualquer prática esportiva pode ocorrer lesão ao atleta, seja muscular ou ocular.
Os olhos sofrem com os impactos e até com a exposição excessiva aos raios ultravioleta. A curto prazo, leva à sensação de corpo estranho nos olhos, dor e irritação.
Outros problemas costumam ocorrer a jogadores, principalmente os que têm alto grau de miopia. São eles: trauma ocular prévio, infecção ou antecedentes de cirurgias nos olhos.
No caso do futebol, a bola pode causar lesões na órbita, nas pálpebras ou no globo ocular. Se houver contato físico, o risco é de ter inflamação, como a uveíte traumática, descolamento da retina, sangramentos e lesões na córnea.
O cuidado com os olhos é um investimento importante para a saúde geral, já que problemas de visão interferem na rotina do atleta.
Doenças
Algumas doenças oculares são silenciosas e as consequências podem ser trágicas, levando até mesmo à cegueira.
Por isso, as consultas ao oftalmologista devem ser constantes para a realização de testes e exames para avaliar a necessidade do uso de óculos de grau ou detectar doenças.
Sobre óculos esportivos
A proteção nos olhos é feita com o uso de óculos esportivos que possuem lentes que impedem o impacto direto da bola ou de outro jogador e a ocorrência de traumas ou lesões oculares.
Cada modalidade de esporte necessita de um modelo e requerer diferente atenção aos olhos, por necessidade de visão acurada ou por risco de lesão.
Em geral, os óculos apropriados para a prática de esportes apresentam armações e lentes com materiais de alta resistência ao impacto e proteção contra raios ultravioleta UVA e UVB.
Natação e outros esportes aquáticos têm óculos que protegem contra cloro e areia. Esportes ao ar livre demandam o uso de óculos escuros esportivos. Já esportes de contato, na categoria em que o futebol se enquadra, os jogadores devem usar um modelo de proteção para garantir uma atividade segura. Lembrando que a lente de contato, é uma boa opção para esportes ao ar livre e de contato como o futebol.
O oftalmologista pode auxiliar na escolha do melhor método para proteger a visão do atleta.
Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário que te ajudaremos!