O cigarro pode estar associado como um fator de risco para graves doenças oculares, como glaucoma, catarata e degeneração macular relacionada à idade, levando à cegueira irreversível em muitas delas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o tabagismo é a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Esse hábito prejudica, também, a saúde dos olhos de forma bastante grave.
Entenda como o tabagismo pode prejudicar sua saúde.
Queda da pálpebra
Os efeitos da nicotina no rosto vão além da estética. Uma das conseqüências mais notadas é a queda da pálpebra, responsável pela diminuição do campo visual, ardência e lacrimejamento constantes.
Para corrigir o problema, o ideal é realizar cirurgia. O procedimento elimina as bolsas sob os olhos, o excesso e a flacidez da pele dessa região.
Catarata
Os produtos químicos presentes no cigarro atingem a superfície dos olhos, alteram o metabolismo e aceleram o processo natural de opacificação do cristalino, ocasionando catarata de forma precoce.
Os sintomas da doença são visão turva e embaçada e, em casos extremos, cegueira reversível. A única forma de combater o seu avanço, uma vez que já fora contraída, é a cirurgia para a remoção do cristalino e colocação de uma lente intraocular artificial.
Glaucoma
O cigarro atrapalha a circulação sanguínea no nervo óptico e, consequentemente, aumenta a pressão ocular interna, causando glaucoma. O glaucoma, em alguns casos, pode não apresentar sintomas e, por isso, é essencial a ida periódica ao oftalmologista.
Se não tratada corretamente, a doença pode levar ao dano permanente do disco óptico da retina, ocasionando a uma perda progressiva do campo de visão que pode progredir para a cegueira.
Degeneração Macular
Comum entre pessoas com mais de 50 anos, a degeneração macular relacionada à idade ocorre devido à lesão na mácula. Essa área do olho é que permite enxergar detalhes finos com clareza.
O tabaco também agride a parte posterior do olho, acelerando o processo degenerativo da mácula, região da retina, onde são definidas as formas, cores e rostos, e possibilita a leitura.
Síndrome do olho seco
A fumaça do cigarro piora quadros de síndrome do olho seco e alergias oculares. Ela também pode causar o desconforto aos usuários de lentes de contato e atingir os fumantes passivos.
Na síndrome, os olhos tendem a ficar mais secos e ambientes com fumaça podem agravar ainda mais o quadro, prejudicando a visão.
As queixas comuns são: irritação dos órgãos, vermelhidão, coceira e lacrimejamento.
Diabetes
Entre os fumantes que correm mais riscos de desenvolver problemas na visão estão os diabéticos, pois o hábito de fumar aumenta a incidência de oclusões de pequenos vasos que levam à isquemia da retina, edema, neovascularização e aumento do risco de infarto do miocárdio.
Qualquer umas dessas alterações vasculares podem evoluir e prejudicar a visão, causando cegueira irreversível.
As pessoas precisam ser conscientizadas a respeito dos males do tabagismo, buscando maior qualidade de vida e o combate das doenças oculares. Além disso, consulte um oftalmologista regularmente e faça os exames periódicos.
Para evitar problemas com a visão, visite um oftalmologista regularmente. Temos profissionais capacitados para atendê-lo, agende agora sua consulta!