Nossos olhos são os principais responsáveis pelas informações que captamos do mundo. E, para isso, precisam estar em pleno funcionamento.
Os testes oftalmológicos regulares são muito importantes para prevenir doenças e manter a saúde visual.
O exame de refração é um deles, cujo método não invasivo deve ser feito periodicamente, mas você sabe o por quê? Acompanhe abaixo para entender!
Conheça o exame de refração
O exame de refração ocular é um teste feito por um oftalmologista que investiga as condições do olho, podendo detectar alterações da visão e calcular o grau da lente dos óculos, caso seja necessário.
Além disso, é capaz de avaliar a forma como os olhos trabalham juntos, as condições do fundo do órgão e identificar possíveis doenças que podem levar à perda da visão, entre elas o glaucoma, o estrabismo, as retinopatias e a catarata.
Vale ressaltar que a deficiência de grau, que inclui a miopia, o astigmatismo, a presbiopia e a hipermetropia, por exemplo, não é considerada doença.
Popularmente chamado de teste de vista ou exame de grau, ele analisa o caminho que os feixes de luz atravessam no olho para formar as imagens no globo ocular, sendo realizado no consultório médico.
Indica-se que o exame de refração seja feito pela primeira vez aos 6 meses de idade se o bebê apresentar anomalia no olho. Em crianças em idade pré-escolar, a análise é ideal para atestar sua qualidade de visão e garantir a compreensão da leitura.
Fora isso, pode ser realizado anualmente para certificar as condições da acuidade visual do paciente, mesmo aquele que não tenha dificuldade de enxergar, pois o exame oftalmológico é capaz de detectar qualquer tipo de problema ocular. Sua frequência varia de acordo com o histórico individual e da recomendação médica.
Com base nos resultados e no relato do paciente, o oftalmologista faz o diagnóstico e disponibiliza a receita, que demonstra o grau adequado e a curvatura da córnea para auxiliar na compra dos óculos.
Esses acessórios têm a finalidade apenas de compensar os erros de refração, dando ao usuário uma visão melhor, mas não possuem caráter curativo ou de desaparecimento do grau.
Importância para a saúde ocular
A visão é um dos sentidos mais importantes que temos, por meio dela enxergamos toda a complexidade do mundo. Assim, não resta dúvida que a correção do vício de refração é de grande importância à saúde do cidadão.
Para prevenir problemas, consulte um oftalmologista periodicamente, fique atento aos sinais e mudanças nos seus olhos e adote hábitos para ter uma boa visão, como:
- invista em alimentos ricos em nutrientes que previnem doenças, como ovo, laranja, cenoura, mamão e peixes.
- Usar protetor ocular sempre que desenvolver atividades com risco de atingir os olhos;
- Lavar os olhos com bastante água limpa se neles cair qualquer líquido;
- Usar óculos ou lentes de contato apenas quando prescritos por médico oftalmologista;
- As mulheres devem tomar cuidado com as maquiagens, pois algumas podem provocar alergia;
- Utilizar óculos escuros em ambientes com claridade excessiva;
Caso você tenha dificuldades de enxergar, procure um oftalmologista e faça exame de refração para saber se é você é portador de alguma deficiência.
Agende sua consulta conosco!