Quem tem diabetes deve ter um cuidado especial com a saúde dos olhos. Isso porque as altas concentrações de glicose no sangue são a causa de diversas doenças oculares.
Conheça a relação da diabetes com a saúde ocular e os principais cuidados a serem tomados.
O que é a diabetes?
Diabetes é uma doença caracterizada pela alta taxa de glicose no sangue e pode trazer prejuízos para várias partes do corpo, como o coração, vasos sanguíneos, rins, problemas dentários e até os olhos.
Grande parte dessas enfermidades são precedidas por sinais emitidos pelo corpo para avisar que algo não vai bem. No caso da diabetes, é fundamental ficar atento a eles e buscar tratamento o mais cedo possível.
Alguns sintomas são: necessidade de urinar várias vezes diariamente, sede e fome constantes, emagrecimento, náuseas, vômitos, mudanças de humor, nervosismo, fadiga, fraqueza, hálito frutado, dificuldade respiratória, dor abdominal e confusão mental. Ao menor sinal, deve-se procurar um médico.
Um fato desconhecido pelos diabéticos é a relação entre a doença e a alimentação. Uma dieta saudável, seguida de maneira correta pode controlar e até estabilizar a diabetes, proporcionando uma vida normal ao paciente.
Qual a relação de diabetes com olhos?
Todo diabético deve ter uma atenção especial à saúde de seus olhos. As principais complicações oculares causadas pela diabetes são:
- Retinopatia diabética: começa de forma branda e pode evoluir causando um grande comprometimento da visão, com hemorragia, descolamento da retina, formação de membranas opacas e neovascularização da íris;
- Catarata: a diabetes não controlada pode aumentar a velocidade de progressão da catarata;
- O diabetes pode causar outros problemas oculares, como olhos vermelhos, sangramento, perda da nitidez, distorção das imagens e até cegueira. O motivo é o aumento dos danos causados aos vasos sanguíneos da parte posterior da visão. Quanto mais tempo uma pessoa tem diabetes, maior o risco para doenças nos olhos.
Os cuidados com a visão são muitas vezes esquecidos por diabéticos, talvez pelo fato de terem que gerenciar hábitos alimentares e outros problemas de saúde que a doença pode causar.
Cuidados com a saúde ocular
O diabético tem que se manter saudável para deixar a glicemia dentro dos parâmetros.
Para isso, recomenda-se seguir o plano de alimentação indicado pelo médico ou nutricionista, respeitando horário de refeições, além de praticar atividade física, tomar a medicação todos os dias, verificar a taxa de glicose constantemente, observar se há cortes, lesões ou inchaço nos pés e unhas e não fumar.
O portador de diabetes deve observar se a visão fica embaçada no dia a dia, se está com dificuldades para ler, sente pressão, coceira ou vermelhidão nos olhos, vê manchas ou pontos flutuantes e ainda se sente tontura em determinados momentos do dia.
Além disso, o ideal é consultar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para realizar todos os exames necessários que identificam qualquer complicação ocular em sua fase inicial.
A melhor forma de lidar com a doença e suas complicações é fazer logo um diagnóstico e iniciar o tratamento adequado para evitar problemas nos olhos, que podem ser irreversíveis.
Agende uma consulta com um de nossos oftalmologistas e conte com a nossa equipe para cuidar da sua saúde! No Instituto Avançado da Visão é possível realizar exames específicos e contar com auxílio nos tratamentos de doenças oculares.