Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que 60% dos casos de cegueira são evitáveis, isto é, são muitas as pessoas cegas que poderiam ainda enxergar com soluções de baixo custo.
São atitudes saudáveis que previnem doenças no organismo e também nos olhos. Cuidar do bem-estar em todas as idades é fundamental para ter uma visão perfeita.
Mas quais são os cuidados que ajudam nessa prevenção? Conheça!
Quais são as causas da cegueira?
Cegueira é uma condição caracterizada pela perda da capacidade de enxergar. Há casos em que ela pode ser transitória, quando ocorre a limitação da visão apenas por um período de tempo. Quando a condição se torna permanente e irreversível, é a cegueira definitiva.
Os olhos são órgãos sensíveis e estão sujeitos a riscos de perfuração, infecções adversas, mau uso de lentes de contato, traumas decorrentes de agressões externas (toque acidental com substâncias tóxicas), quadros de alergia e exposição prolongada ao sol.
Se essas situações não forem tratadas, levam à queda da capacidade visual e até a cegueira.
Portanto, quando os olhos apresentarem vermelhidão, dor intensa, coceira ou sensação de cisco, não use medicamentos por conta própria. Procure um oftalmologista imediatamente para identificar os fatores de risco e reverter o quadro de possível perda de visão.
Como posso evitar a cegueira?
Algumas atitudes diárias ajudam a prevenir as doenças oculares e também a cegueira, veja:
- Alimentação: adote uma dieta rica em nutrientes, como ômega-3, luteína, zeaxantina e minerais (cobre e zinco), além de vitaminas A, C, D e E, que são fundamentais para a saúde dos olhos. Elas previnem degenerações maculares, a síndrome do ressecamento, auxiliam a circulação sanguínea e oxigenam as estruturas oculares. Além disso, a alimentação isenta de açúcar ajuda a preservar a visão dos diabéticos. Portanto inclua peixes, castanhas, ovos, espinafre, brócolis e grãos integrais nas suas refeições diárias.
- Óculos escuros: os acessórios protegem a pálpebra e reduzem o risco de câncer de pele ao redor do olho. O modelo escolhido deve bloquear os raios UVA e UVB. Também é recomendado não ficar exposto por muito tempo ao sol e nem olhar diretamente para a luz solar. Essas ações protegem o órgão da radiação, atrasam o desenvolvimento de catarata e evitam efeitos danosos na retina.
- Lavar sempre as mãos: antes de manusear os olhos ou coçá-los, limpe bem as mãos. Assim, você evita contaminação de bactérias e fungos, cistos nas pálpebras e contaminação das lentes de contato.
- Acompanhamento médico: mesmo sem sinais de desconfortos ou aparecimento de doenças nos olhos, é ideal manter os exames oftalmológicos em dia. Na fase adulta, deve-se dar mais atenção a análises específicas, principalmente se tiver histórico familiar de diabetes ou pressão alta, que apresentam propensão ao desenvolvimento de problemas oculares.
Limpar adequadamente acessórios: higienize diariamente os cílios, usando soluções apropriadas e algodão limpo; lave suas lentes de contato regularmente e guarde-as em estojos específicos e cuidado com itens de maquiagem que encostem nos olhos, como lápis e rímel.
Tratamento para os olhos
Ao sentir qualquer irritação ou anomalia ocular, procure um oftalmologista para avaliação. Não aguarde os sinais melhorarem sozinhos.
A escolha do tratamento mais adequado varia conforme o histórico do paciente, idade, o tempo dos sintomas, o tipo e origem das inflamações. Geralmente, são feitos exames e tratamento clínico, com prescrição de medicamentos, como colírios.
Em casos mais graves, recomenda-se cirurgia e até transplantes da córnea para tentar preservar a integridade ocular.
A cegueira ou perda de visão pode ter diversas causas, mas somente um especialista sabe indicar o melhor tratamento para cada caso. Fique atento ao menor sinal nos olhos e cuide-se!