As primeiras semanas do seu bebê são umas das mais importantes para seu desenvolvimento. E não é diferente para sua visão.
É pelos olhos que ele descobre o ambiente ao seu redor. E esse órgão passa por uma série de transformações no primeiro ano de vida.
Entenda o que acontece com a visão no início de vida do bebê e quais cuidados são essenciais.
Como o bebê enxerga quando nasce?
O bebê ainda não está com o sistema visual completamente formado ao nascer. Esse se desenvolve progressivamente, ou seja, evolui a cada dia junto com as conexões do sistema nervoso central.
Logo nas primeiras semanas de vida, os pequenos conseguem ver e distinguir os objetos próximos de forma desfocada e as cores não são bem percebidas.
Conforme vão crescendo, eles usam os olhos para absorver uma quantidade imensa de informação sobre o mundo que o cerca. Assim, o primeiro ano de vida é uma experiência incrível no mundo visual do bebê.
De olho nas fases nos primeiros meses de vida dos bebês:
Recém-nascidos
Enxergam a uma distância próxima, cerca de 30 centímetros, ou seja, apenas o rosto da mãe quando está amamentando. Como na evolução da televisão, as primeiras imagens exibidas no córtex visual dos bebês são em preto e branco. Por isso, coloque móbiles coloridos sobre o berço ou objetos em movimento e de cores contrastantes;
Primeiro mês
O bebê ainda não controla a musculatura dos olhos, por isso fica estrábico com frequência. A partir dessa fase, ele começa a focalizar os dois olhos ao mesmo tempo e é capaz de acompanhar com o olhar um objeto em movimento. Para ajudar nesse avanço, passe um chocalho na frente do rosto dele ou olhe-o nos olhos e mexa seu rosto para um lado e para o outro;
Segundo mês
As cores começam a aparecer, sendo o vermelho a primeira. O contraste entre o claro e o escuro fica mais nítido. As duas retinas se fundem e permitem ao bebê acompanhar objetos e pessoas, enxergar o contorno do rosto dos pais, identificando nariz, boca e lábios. Incentive o interesse mostrando ilustrações, fotos e brinquedos de cores vivas.
Terceiro mês
Os vultos borrados começam a desaparecer e as imagens vão se formando, também melhora o movimento dos olhos e já distingue rostos com distâncias curtas.
Quarto mês
Mudanças importantes acontecem na visão dos bebês, como capacidade de diferenciar mais tons, seguir objetos até 180° e desenvolver a percepção de profundidade, entendendo se alguma coisa está perto ou longe.
Quinto mês
Os bebês já percebem bem o movimento de objetos grandes e pequenos, as cores e as formas dos brinquedos. É o momento ideal para as brincadeiras de esconde-esconde, em que as mães tapam os rostos.
Seis meses
A retina está bem desenvolvida e a visão se aperfeiçoando cada vez mais, se assemelhando a de um adulto.
Oito meses
Desenvolve uma capacidade maior de percepção de objetos e movimentos realizados a uma distância maior do rosto. Os olhos do bebê começam a definir sua cor.
Um ano
O bebê está quase com o desenvolvimento pleno. As mães podem ajudar na coordenação olho-mão com jogos de apontar, agarrar, arremessar, colocar e pegar.
O que você pode fazer
Consulte um oftalmopediatra logo após o nascimento do bebê para examinar seus olhos e descartar doenças que acometem os recém-nascidos, como a catarata congênita, o glaucoma e o retinoblastoma.
O primeiro exame que pode ser feito é o teste do olhinho, que avalia a retina com uma luz emitida por um aparelho especial.
Nos primeiros meses de vida, também devem ser realizadas outras consultas de rotina para identificar doenças que se desenvolvem com a idade e podem ser facilmente tratadas quando detectadas logo cedo.
E os pais devem observar os sintomas da visão dos filhos, como estrabismo constante, dificuldade para movimentar os olhos em alguma direção, olhos vermelhos ou com muita remela, posicionamento errado de algum globo ocular.
Que tal marcar a primeira consulta do seu bebê? Conte com um de nossos especialistas para manter os olhos do seu recém-nascido saudáveis!
Traga o seu bebê para fazer o teste conosco e garanta a saúde ocular dele.
Para agendar uma consulta, entre em contato por inbox em nossas redes sociais ou por whatsapp pelo (61) 98335-3905 ou ligue para (61) 3026-1002.