Quando falamos de saúde ocular, são muitos os mitos relacionados aos cuidados com os olhos, o que causa dúvidas de como se prevenir de doenças de forma correta.
Aliás, algumas informações que não passam de crendices populares podem, inclusive, prejudicar os olhos.
Pensando nisso, desvendamos os maiores mitos sobre a saúde ocular. Quer descobrir?
Ler com pouca luz prejudica a visão
O ambiente escuro pode causar desconforto ao ler, mas a quantidade de luz durante a leitura não interfere na saúde dos olhos. Além disso, reduz a velocidade da leitura, estimulando o sono. O que acontece é que uma iluminação adequada facilita a leitura e aumenta o interesse na atividade.
Usar os óculos de outra pessoa
Usar óculos de outra pessoa ou comprar modelos prontos causam dores de cabeça, fadiga e tontura porque o acessório não é adequado ao seu perfil.
O ideal é ir ao oftalmologista e solicitar uma prescrição para a confecção dos seus óculos, com as medidas de distância entre os olhos e o eixo do grau.
Os óculos de grau precisam ser trocados todos os anos
As lentes dos óculos não têm prazo de validade determinado, portanto, só é necessário trocá-las se o oftalmologista constatar que houve alteração no seu grau. Além disso, desgastes causados pelo uso costumam exigir a troca, como arranhões.
Olhar diretamente para o sol não causa problema
O sol emite raios ultravioletas e outros tipos de luzes que causam queimaduras, lesões irreversíveis na retina e no cristalino e, ainda, podem desencadear a catarata.
Assim, quando a exposição ao sol é prolongada, prejudica sua saúde ocular.
Óculos de grau são melhores que lentes de contato para corrigir a visão
Nem sempre, isso depende da necessidade do paciente e da sua adaptação aos acessórios. Geralmente, as lentes de contato não embaçam e não comprometem o campo de visão porque são colocadas diretamente sobre os olhos, proporcionando mais qualidade para enxergar.
Colírios podem ser usados diariamente
Colírios são medicamentos e só devem ser usados com prescrição médica, mesmo aqueles indicados para lubrificar os olhos, pois o uso indiscriminado causa danos à saúde ocular.
Além disso, é preciso cuidado com o manuseio do colírio para evitar contaminações: lave sempre as mãos antes do uso e não encoste o frasco nos olhos.
Sentar perto da TV prejudica a visão
Essa atitude não prejudica a visão, apenas causa forte dor de cabeça, ardência nos olhos, vista cansada, olho seco e sensação de cansaço.
Isso porque a luz emitida pela tela faz com que você pisque menos, o que reduz a lubrificação dos olhos. Para evitar esse efeito, basta fazer uma pausa de cinco minutos a cada hora.
Mas ter necessidade de ficar mais próximo à TV pode ser uma dificuldade de enxergar, causado por miopia. Caso isso aconteça, procure um oftalmologista.
A catarata é hereditária
A maioria dos casos de catarata está relacionada ao envelhecimento do cristalino, mas há casos congênitos que são hereditários. Algumas doenças (como diabetes), traumas oculares, tabagismo e alcoolismo também podem causar a catarata.
Não é indicado usar lentes de contato por muito tempo
Alguns usuários suspendem o uso das lentes por um tempo, acreditando dar descanso os olhos. Mas se forem higienizadas corretamente, é possível mantê-las por muitos anos consecutivos e até pelo resto da vida. O que influencia a troca é apenas a mudança de grau.
Usar óculos por muito tempo enfraquece os olhos
Não existe essa relação. Os óculos são usados para corrigir problemas de refração, como miopia, hipermetropia, astigmatismo ou presbiopia.
E mais, os óculos escuros protegem a visão contra a ação de raios solares, que causam doenças como a catarata e a degeneração macular.
O que acha? Ainda em dúvida? Envia para a gente uma crença que lhe causa dúvida ou deixe nos comentários e te ajudaremos a desvendá-la!
Para agendar uma consulta, entre em contato por inbox em nossas redes sociais ou por whatsapp pelo (61) 98335-3905 ou ligue para (61) 3026-1002.