São vários fatores que podem causar a catarata e sua cirurgia acaba exigindo cuidados que são essenciais para a eficiência do seu resultado.
A doença consiste na degradação do cristalino do olho humano, um órgão precioso e fundamental para inúmeras atividades do nosso dia a dia.
O tratamento da doença é feito em um procedimento simples, não trazendo grandes riscos à saúde do paciente.
Conheça como é o pós-operatório e os cuidados que você precisa ter.
O que é catarata?
A catarata é uma doença ocular que acomete o cristalino, causando embaçamento e diminuição da visão.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a catarata é um problema crônico responsável por 51% dos casos de cegueira do planeta, afetando pessoas de todas as idades e podendo ocorrer em apenas um dos olhos.
Em muitos casos, diagnosticar precocemente a doença pode prevenir sintomas e a perda da capacidade de enxergar. Portanto, fique atento a qualquer alteração na visão para evitar consequências mais graves.
Em bebês e crianças, a catarata é percebida com a recusa de olhar para ambientes muito iluminados e a dificuldade de visualizar pequenos objetos. Já nos adultos, os sintomas são a perda da vivacidade das cores, o incômodo com luzes muito forte e a dificuldade em ver à noite, atrapalhando atividades como dirigir e reconhecer faces.
Quais as causas da catarata?
A catarata pode ter inúmeras causas, como envelhecimento, traumas oculares, genética, diabetes, exposição excessiva ao sol, uso de medicamentos esteroides, tratamento de radioterapia, frequência na realização de raio x e presença de outras doenças no olho (glaucoma e descolamento de retina).
Em algumas situações, é possível reverter o quadro mesmo quando o paciente já não consegue enxergar, sendo a cirurgia o único tratamento eficaz para a catarata.
Portanto, a prevenção é a melhor solução. Adote cuidados, como evitar batidas no olho, usar óculos de proteção ao exercer atividades em locais que possam causar acidentes oculares e não tome medicamentos sem prescrição médica.
Cuidados com a cirurgia de catarata
A cirurgia de catarata é único método que elimina a doença. É indolor, usa anestesia e necessita que o paciente esteja com o estado de saúde adequado.
O procedimento consiste em retirar o cristalino e colocar uma lente intraocular, cujo grau varia de acordo com o paciente.
O tempo de duração depende da extensão do problema, da técnica do médico e das intercorrências. Geralmente, dura 20 minutos, não exige internação e os pacientes saem direto da sala de cirurgia para a casa.
Mas como qualquer intervenção cirúrgica, demanda alguns cuidados pós-operatórios para que a visão fique perfeita. Veja algumas recomendações:
- não esfregar nem coçar o olho operado;
- fazer repouso absoluto por pelo menos 24 horas;
- ao dormir, ficar de barriga para cima e evitar traumas e esbarrões na região operada;
- suspender o uso de maquiagem por 10 dias para afastar risco de infecções;
- evitar banhos em mar ou piscina por 30 dias;
- não deixar cair espuma ou água dentro do olho operado durante o banho;
- abster-se de esportes e esforço físico durante 30 dias para auxiliar a cicatrização;
- evitar ambientes poluídos para não cair cisco no olho;
- não realizar procedimentos que envolvem química, como tintura de cabelo, por 15 dias após a cirurgia;
- usar colírios e pomadas apenas se houver prescrição médica e respeitar os períodos de aplicação para reduzir inflamações;
- não dirigir;
- manter as mãos sempre bem higienizadas.
As cirurgias modernas de catarata são feitas sem nenhum tipo de fios ou pontos, não necessitando de retornar ao médico para removê-los.
O paciente operado não pode deixar de consultar um oftalmologista em caso de incômodo ou qualquer sintoma diferente. O tratamento correto pós-cirúrgico é essencial para o sucesso do procedimento.
Para se informar sobre a saúde ocular, assine nossa newsletter.
Conte com o Instituto Avançado da Visão para garantir a saúde dos seus olhos e prevenir contra possíveis doenças e males. Agende sua consulta!