Seus olhos ficam sempre vermelhos, inchados e coçando? Isso é sinal de alergia ocular, causada por substâncias comuns do dia a dia, como ácaros, mofos, pelos, poeira e até maquiagem.
Se tratadas no início, essas causas não geram danos irreversíveis e os sintomas somem quando você não está em contato o agente desencadeador.
A saúde dos olhos é um assunto sério e, quando aparece uma reação inflamatória, deve ser investigada e medicada. Mas quais os tratamentos disponíveis para a alergia ocular?
Sintomas da alergia ocular
A alergia nos olhos deixa-os vermelhos, irritados, coçando, lacrimejando, inchados, embaçados e com sensibilidade à luz. Em alguns casos, pode se assemelhar à conjuntivite e causar prurido e sensação de areia nos órgãos.
Os sintomas costumam ser superficiais ou se estendem para as pálpebras e para o redor dos olhos – quando tornam-se mais graves – podendo atingir a córnea.
Alguns sinais se manifestam em pessoas portadoras de outras doenças alérgicas, como a rinite, a asma e a dermatite. Nesses casos, deve-se saber que não é contagiosa, ou seja, não passa de pessoa para pessoa, ao contrário das enfermidades infecciosas.
Os cuidados devem ser tomados no início porque coçar os olhos em excesso favorece o surgimento de doenças, como deformação, tensão intraocular e até a perda da visão.
Como tratar a doença
Para tratar a alergia nos olhos, primeiro é importante descobrir qual o motivo e evitar contato com a substância. Existem testes cutâneos que identificam os agentes.
Assim, você pode adotar algumas medidas simples com objetivo de afastá-los do seu ambiente de convívio e eliminar os sintomas. Seguem algumas dicas:
- use óculos de sol em locais abertos e com ventos para bloquear fumaças e pólens;
- mantenha os ambientes arejados e livres de pó a fim de combater o mofo e a poeira;
- evite contato com bichos de pelúcia, carpetes e cortinas, pois costumam ter ácaros;
- use maquiagens antialérgicas ou orgânicas e evite passá-las na região dos olhos;
- confira o prazo de validade de máscaras para cílios, delineadores, lápis e jogue fora os produtos vencidos.
- evite deixar os animais domésticos, como cachorro ou gato, dentro de casa por causa dos pelos;
- forre travesseiros e colchões com capas impermeáveis;
- faça limpeza constante nos filtros de ar-condicionado e nas hélices de ventiladores;
- redobre os cuidados com a higiene das mãos e dos olhos, lavando-os sempre;
- umidifique o quarto durante a noite com um aparelho próprio ou uma bacia com água.
Sempre que sentir irritação nos olhos, lave-os abundantemente com água ou soro fisiológico para garantir total remoção dos resíduos. Outro método caseiro e eficaz é o uso de compressas de algodão com água gelada.
Em casos mais graves, a alergia no olho deve ser tratada com colírios antialérgicos e anti-histamínicos.Também pode ser indicada a utilização de remédios com corticóides. Esses remédios somente devem ser recomendados pelo médico.
Existem diversas causas e tipos de tratamento, cabendo ao oftalmologista avaliar individualmente e escolher o que é mais apropriado para cada pessoa.
Assine nossa newsletter e fique por dentro das informações sobre a alergia ocular e da saúde dos seus olhos em geral.