Cuidar das suas lentes de contato é imprescindível para manter a saúde dos olhos, evitar doenças e ter uma boa visão. Afinal, são pequenos discos colocados diretamente na córnea e que objetivam corrigir problemas oculares, como miopia, hipermetropia e astigmatismo e até presbiopia
De modo geral, as lentes podem ser rígidas ou gelatinosas, de uso prolongado ou diário, conforme o perfil do usuário. São elas que permitem maior campo visual, menor distorção do tamanho dos objetos, substituem a necessidade de uso de óculos pesados e propiciam realizar esportes com mais segurança.
O uso bem-sucedido depende da rotina de atitudes adequadas. Acompanhe neste post 05 dicas de uso e cuidados com suas lentes de contato.
1. Limpe bem suas lentes de contato
Antes de manusear as lentes de contato, lave e seque bem suas mãos para evitar contaminações.
Realize a limpeza diariamente após a remoção. Durante a limpeza, faça a fricção para eliminar bactérias que ficam na estrutura, seguindo as orientações nos rótulos dos produtos de limpeza.
Use sempre a solução própria para o seu tipo de lente e confira se ela tem registro na Anvisa e se está dentro do prazo de validade
Os modelos de descarte diário não necessitam de limpeza e desinfecção, jogue-as fora imediatamente após a retirada.
2. Guarde de maneira correta
Você deve limpar direitinho as suas lentes e também o estojo para armazená-las. Esterilize-o uma vez ao mês, com água fervente.
Há produtos específicos de conservação. Ao contrário do que muitos pensam, soro fisiológico não tem as propriedades adequadas.
O objeto precisa estar sempre limpo e é recomendado trocá-lo com a frequência indicada pelo médico.
Quando você não estiver usando suas lentes de contato, guarde-as no estojo, sempre com uma solução própria, para limpar e conservar de maneira segura.
3. Compre com a ajuda de um médico
A forma correta de comprar lentes de contato é com o auxílio de um médico, que poderá realizar testes e indicar o modelo mais apropriado ao seu problema de visão.
Essa recomendação vale tanto para os modelos corretivos ou estéticos (coloridos e sem grau), pois existem alguns aspectos técnicos que podem causar desconforto durante o uso, como a curvatura e a permeabilidade de oxigênio.
Vá regularmente ao oftalmologista para avaliar as condições do olho, o grau, o estado das lentes e obter instruções sobre manuseio.
4. Respeite o tempo de uso
Usar as lentes de contato por mais tempo do que o indicado pelo fabricante ou pelo oftalmologista implica em riscos.
Se elas são usadas além do prazo, podem juntar resíduos que impedem a passagem do oxigênio, gerando problemas à córnea, como edema, infecção ou até úlcera.
Não economize e descarte-as caso estejam vencidas, mesmo que ainda não estejam incomodando.
5. Lubrifique bem os olhos
Na correria, muitas pessoas acabam usando as lentes de contato durante muito tempo. Isso pode deixar os olhos secos, ainda mais se trabalham em ambientes com ar-condicionado.
Lubrifique os olhos sempre que sentir necessidade. Mas use somente colírios receitados por médicos.
Qualquer incômodo nos olhos, como coceira ou vermelhidão, procure um oftalmologista. Lentes de contato são seguras quando usadas corretamente.
Siga as recomendações do seu médico e acompanhe nossas redes sociais para ter mais dicas.